Total de visualizações de página

sábado, 11 de setembro de 2010

ESTUDO ESOTÉRICO DE CULTURAS INDÍGENAS

O Mestre dr. Arnoldo Krumm-Heller legou à Fraternitas Rosicruciana Antiqua muitos conhecimentos adquiridos através de contatos e iniciações ameríndias - o próprio nome iniciático "Huiracocha" foi obtido através de um processo mágico entre os remanescentes Incas.

O livro LOGOS MANTRAM MAGIA é uma das inspiradas obras de Krumm-Heller nas quais fica patente o profundo conhecimento do Mestre a respeito das Tradições dos povos nativos latino-americanos.

Compreende-se dos textos de Huiracocha que, ao homem e mulher ocidentais, latino-americanos, muito mais importante seria, primeiramente, buscar Conhecimentos próprios da terra e da cultura suas, para somente então voltar o olhar aos sistemas orientais.
Assim, antes de buscar compreender e apreender centenas de termos sânscritos, chineses ou egípcios, e de tentar realizar práticas características e próprias dos povos do Médio e Extremo Oriente, de maior valia para nós será conhecer e praticar as Altas Ciências do Ocidente - em nosso caso, destaquem-se a Ciência Esotérica Latino Americana.
Posso afirmar, com toda certeza, que nós temos todo um método e todo um Arquivo Iniciático adequado às nossas estruturas físicas, anímicas e psíquicas, assim como Tradições Solar e Lunar - bastando, para "descobri-las", seriedade, persistência, Vontade para procurar e Amor para servir.
Seguindo os passos do Maestro Huiracocha, na primeira metade do século XX, o Irmão Domingos Magarinos - Frater Epiága R+ - realizou pesquisas sobre os Grandes Mistérios nas culturas indígenas americanas e, particularmente, dos nativos brasileiros. Publicados recentemente pela Madras Editora, temos dois desses estudos: AMERRÍQUA: as origens da América e MUITO ANTES DE 1500: ensaio de ethnogenia pré-histórica do Brasil.

Dando continuidade ao Trabalho daqueles que nos precederam na Senda Rosacruz em Latino-América, daremos início a uma série de estudos esotéricos relativos às culturas indígenas, a partir do dia 25 de setembro, quando, com a Graça do Supremo Arquiteto do Universo, iremos acampar em uma comunidade indígena - o Katu dos Eleutérios - localizada entre os municípios de Canguaretama e Goianinha. Na ocasião será realizado um "adjunto de Jurema", um Toré, uma festa sagrada de origem indígena, na qual participarão caboclos de Canguaretama e do Katu.
No mês de outrubro, após reflexão sobre nosso acampamento, iniciaremos estudos esotéricos, folclóricos e antropológicos das culturas indígenas.
A bibliografia indicada será, a princípio, além das já citadas do Frater Epiága R+, a Geografia dos Mitos Brasileiros, de Luís da Câmara Cascudo; e O Casamento Entre o Céu e a Terra: contos dos povos indígenas do Brasil, de Leonardo Boff.

Que as Rosas Floresçam em nossa Cruzes!

Um comentário:

  1. O Casamento Entre o Céu e a Terra de Leonardo é incrível.
    Recomendável, embora não substitua um estudo antropológico.

    ResponderExcluir