Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de julho de 2010


- DOMINGO, DIA 05/09/2010, ENCONTRO FRATERNO -


ORGANIZAÇÃO DOS PORMENORES PARA VIAGEM À COMUNIDADE INDÍGENA CATU DOS ELEOTÉRIOS, LOCALIZADA ENTRE CANGUARETAMA E GOIANINHA.

COM A GRAÇA DO SUPREMO ARQUITETO, NOS ENCONTRAREMOS ÀS 19:00 HORAS.

QUE AS ROSAS FLORESÇAM!

sábado, 3 de julho de 2010

ANJOS, SEGUNDO A FILOSOFIA DE CORNÉLIO AGRIPPA (ESTUDO DE 27/06/2010)



Cornélio Agrippa foi um dos mais importantes magos do século XVI. No capítulo XVII do III capítulo de sua Obra Oculta Philosophia, há um estudo bastante interessante sobre "Anjos" - tema de nossos dois últimos encontros.




Agrippa inicia citando a opinião de teólogos cristãos e de filósofos gregos, como Dionísio e Proclo, segundo os quais há três "diferenças" de anjos, cada "diferença" estando dividida em três ordens. Assim: três hierarquias, cada uma divididas em três coros.


1. Hierarquia: Serafrins, Querubins e Tronos - Entes espirituais que contemplam a Ordem da Divina Providência. Os Serafins, contemplam na Bondade de Deus; os Querubins, a Essência de Deus em Sua Forma; e os Tronos, a Sabedoria Divina.
2. Hierarquia: Dominações, Virtudes e Potestades: "demônios mundanos que cooperam no governo do mundo" (a palavra "demônio" utilizado em sentido mais arcaico, ou seja, um termo genérico aplicado para qualquer entidade espiritual, divididas em demônios celestes e demônios infernais. Por "mundo" entende-se o mundo superior, o Universo). As Dominaçõs, "ordenam o que os outros executam"; as Virtudes administram os céus e cooperam às vezes com a realização de milagres; e as Potestades rechaçm o que aparentemente pode perturbar a Lei Divina.
3. Hierarquia: Principados, Arcanjos e Anjos: "demônios ministros, que têm a seu cargo a custódia das coisas celestes deste mundo inferior". Os Principados se encarregam das coisas públicas, dos príncipes e magistrados, das províncias e reinos (acredita-se que, conforme fica patente no Velho Testamento, cada país ou reino tenha seu anjo regente). Os Arcanjos assistem aos sacrifícios, dirigem o culto divino de cada homem oferecendo às divindades os sacrifícios humanos. Os Anjos dispõem de coisas menores e guardam cada um em particular; dão Força e Virtude às ervas, pedras e coisas inferiores; e possuem coisas em comum com Deus e com os homens, sendo nossos mediadores.