Total de visualizações de página

domingo, 24 de janeiro de 2010

ENTIDADES ESPIRITUAIS NÃO-HUMANAS (SÍNTESE DO ESTUDO DE 10/01/2010)


BASEADO NO TEXTO “NÃO-HUMANOS”, DE DION FORTUNE



Para Dion Fortune, entidade espiritual não-humana é “todo tipo de inteligência sensível que agora não esteja encarnada em um corpo humano” – desde espíritos desencarnados que se manifestam em centros espíritas, a Adeptos e Mestres dos Planos Internos. Seriam modos de consciência diferentes do nosso: seres que não ocupam lugar no espaço, que não têm peso ou massa e que interpenetram a matéria densa.

A existência de forças invisíveis além da matéria densa; e a existência de linhas de evolução distintas da humana; seriam indícios da manifestação dessas entidades.

Pode-se entrar em contato com tais entidades observando atenciosa e analiticamente as manifestações da natureza; por intermédio de um médium de materialização, que libere ectoplasma capaz de revestir temporariamente uma dessas personalidades; e por meio de operações mágicas através das quais possam ser invocados à manifestação. Acrescento que o desdobramento astral e o uso de plantas enteógenas (o yagé, o mariri, a chacrona e a jurema, por exemplo) podem favorecer determinados contatos com entes espirituais.

Para Dion Fortune, entretanto, o contato com essas formas de consciência é um processo fora do normal para nós e para elas.

Fortune classifica as entidades não-humanas em cinco tipos:
1° Mortos viventes: espíritos humanos de mortos que ainda estão dentro da esfera terrena, ou seja, personalidades humanas desencarnadas que ainda não migraram para planos existenciais mais elevados;
2° Espíritos elementais: seres de uma espécie absolutamente diferente da espécie humana. Não possuem Centelha Divina e, por isso, serão desintegrados no fim do atual processo de evolução – a menos que desenvolvam uma natureza espiritual particular (um ser humano que mantém contatos inconscientes ou imprudentes com espíritos elementais corre o risco de enlouquecer);
3° Seres angélicos e Grandes Arcontes: Espíritos que, sob comando divino, construíram os planos da Natureza no tempo de outras evoluções. Nunca tiveram uma encarnação ou desceram para a matéria. Os Grandes Arcontes foram os criadores dos espíritos elementais – por isso os últimos não têm Centelha Divina, visto serem criações de Criaturas;
4° Formas-pensamento, também chamadas elementais artificiais ou elementares: entidades criadas consciente ou inconscientemente por seres humanos, que podem ser utilizadas por outras entidades espirituais;
5° Qliphoth (demônios): habitam o Reino da Força Desequilibrada – são diferentes tipos de desarmonia, geralmente reforçadas por maus pensamentos.

Para quê entrar em contato com algum desses seres? Haveria necessidade disso? Lembremos, primeiramente, que só o ocultista Iniciado pode realmente estabelecer contatos seguros com eles. Raros são os casos em que outra pessoa possui as chaves para fazê-lo. Segundo Fortune, às vezes o Adepto precisa manter certos contatos: “poderá ter que abrir uma esfera para, como um Cirurgião, realizar uma operação a fim de restituir o equilíbrio e fazer retornar, para sua própria esfera, aquilo que está errado. E ele também poderá operar as forças de uma esfera com o propósito de trazer o poder concentrado dessa esfera para o seu próprio ser, a fim de trabalhar com ele. Terceiro, pode ser que ele tenha que realizar algum trabalho especial, que só pode ser feito dessa maneira. Em suma, para trazer harmonia, para intensificar a sua própria natureza e, possivelmente, por outras razões”.

FORTUNE, Dion. Magia Aplicada. São Paulo: Pensamento, 1998. p. 47-54.

- PRÓXIMO ESTUDO: DOMINGO, 31/01/2010, ÀS 19:00 HORAS (CHEGAR COM 15 MINUTOS DE ANTECEDÊNCIA) -

“Pode o homem ser iniciado fisicamente várias vezes; porém se não for aprovado pela Inteligência Solar interna e se não adquirir a Grande Consciência para sempre, inúteis serão suas iniciações.”

Jorge Adoum

DICA DE LEITURA: AS CHAVES DO REINO INTERNO. AUTOR: JORGE ADOUM (MAGO JEFA)

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

ENCONTRO FRATERNO DIA 31/01

Dando continuidade ao estudo sobre entidades espirituais, dia 31 de janeiro às 19:00 horas estaremos realizando mais um Encontro Fraterno no qual estudaremos a opinião de um discreto Teósofo inglês - o major Arthur E. Powell - sobre as entidades espirituais.

Powell realizou seus trabalhos na primeira metade do século XX, baseando-se principalmente em Leadbater, A. Besant e H. P. Blavatsky. Suas principais Obras são a coleção: O Duplo Etérico, O Corpo Astral, O Corpo Mental e O Corpo Causal e o Ego - todos os livros publicados pela Editora Pensamento.

Para nossos estudos, aconselho a leitura do capítulo XIX de O Corpo Astral: "Entidades Astrais Humanas". Grande abraço para todos e todas, e que as Rosas Floresçam!